Artigo para ler antes de fazer compras na Andorrafreemarket



Depois de ter falado sobre comprar jogos de Espanha e Inglaterra hoje vou falar sobre compras na Andorrafreemarket, apesar de ser um bocado offtopic pois não serve para comprar jogos, acho que vale a pena divulgar aquilo que pesquisei.


Desde sempre ouvi falar de Andorra como uma zona franca, onde não se paga impostos, e onde muitas pessoas iam passar as férias de inverno e aproveitavam para trazer uma máquina fotográfica ou de filmar a um preço muito mais baixo. Então enquanto pesquisava por lojas online de Andorra, a que aparece com mais frequência é a Andorrafreemarket.

Esta loja realmente exibe bons preços comparativamente com os praticados em Portugal, mas todos indicam preço +16% de IVA. Ora, de onde vêm estes 16% de IVA se em Andorra não existe IVA ?

A resposta vem então na página deles de contacto:

A nossa empresa está localizada em Andorra, mas também na Espanha, a nossa logística de envios e de facturação situa-se na Sede de Urgell-Lerida (Espanha), razão pela qual devemos incluir os impostos como o IVA na factura. Não podemos vender sem IVA, apenas se se tratar de uma empresa intracomunitária (França, Itália, Portugal, etc.) e de dispor do número de IVA intracomunitário actualizado e vigente para esta forma de envio.

Então, esta empresa apesar do nome que tem, é uma empresa espanhola que usa o nome de Andorra para aumentar as suas vendas. O IVA de 16% é o IVA praticado em Espanha, por isso está explicado de onde vem este misterioso imposto. na página deles também ficamos a saber que:

A nossa empresa não possui loja no Principado de Andorra, contudo não se esqueça de que deverá adicionar os impostos de 4% de Andorra se desejar deslocar-se a Andorra para o adquirir em qualquer estabelecimento. Se o produto for superior a 525 euros, também deverá declarar o seu valor real na fronteira, quando sair de Andorra, com vista à conformidade com a normativa existente sobre o regime de impostos franquia vigente actualmente por turista.

Acho que esta informação é importante para quem quer fazer compras na Andorrafreemarket. Apesar de os preços serem muito baixos devido ao facto de não terem os impostos incluidos, mesmo assim compensam em relação aos do nosso país. Se estiverem a comprar para uma empresa então aí não vão pagar o IVA. Tenho lido algumas opiniões em foruns de pessoas que já fizeram lá compras e a maioria das opiniões é positiva, por isso fica mais uma alternativa para que possam poupar dinheiro em compras.

Agora, em relação ao facto de a empresa estar sediada em Espanha, é negativo porque o IVA é de 16% e não de 4%. Mas também é positivo porque assim não se paga taxas aduaneiras.
Andorra não pertence á UE, por isso as compras têm de ser declaradas na alfândega, e assim sendo o preço a pagar na alfândega deverá ser superior á diferença do IVA.

Deixo aqui o link para compras na andorrafreemarket:
www.Andorrafreemarket.com

e lojas de Andorra:
http://www.fotocinecolor.com
http://www.digitalcentreandorra.com/
http://www.sydneyandorra.com/
http://www.tagoreandorra.com/

1 comentários:

On 11 de novembro de 2010 às 10:52 , Anónimo disse...

Boa noite. Eu comprei (online) no andorrafreemarkt uma TV/LCD série 9 da Phillips por menos 400€ do que aqui em Portugal. Paguei 30 e poucos € de portes e em 4 dias estava em minha casa. Valeu bem a pena. Estou bastante satisfeito. a TV é só a melhor LCD da Phillips se não a melhor do mercado. Humberto Santos